30 de novembro de 2009

Escritores da Liberdade

Há algum tempo dei a dica para o fim de semana de um DVD muito especial pra mim chamado "Escritores da Liberdade". O filme é uma produção da MTV e às vezes acho que ele não ganhou o devido reconhecimento por parte da mídia e até mesmo do grande público. O filme tem uma história belíssima e nos traz uma grande lição de vida. Abaixo você pode conferir um trecho dele no You Tube.





"Escritores da Liberdade" é baseado em fatos reais e conta a história da professora Erin Gruwell ao começar a lecionar a turma 203 do 2º grau no Colégio Wilson. Após sua primeira aula, Erin percebe que a educação naquela escola não era como ela tinha imaginado.Sua turma, assim como toda a escola, é heterogênea, dividida em gangues e etnias, ocorrendo, então, muitas desavenças e brigas violentas. Mesmo um pouco decepcionada ao descobrir o desinteresse dos alunos pela aula, ela não desiste de tentar superar as barreiras ali encontradas. A professora G, como também era chamada pelos alunos, começa a utilizar características comuns às vidas deles para lhes ensinar a matéria, fazendo com que eles se interessem um pouco mais. Também faz algumas atividades que acabam tocando suas consciências.

Quem é você? E as pessoas com as quais todo o dia interage? Com que profundidade conhece os seus colegas de trabalho? Se atua em educação, quais são as informações que possui a respeito de seus alunos? Normalmente temos apenas uma visão superficial e pouco clara da maior parte dos relacionamentos que estabelecemos ao longo de nossas existências. E será que estamos preocupados com isso?



Em se tratando de escolas, por exemplo, em muitos casos parece que o nosso único dever é o de ministrar aulas, passar conteúdos, preencher cadernetas, corrigir provas, cumprir cronogramas e planejamentos. O que não parece muito diferente daquilo que acontece em tantos outros setores produtivos da sociedade, sejam eles hospitais ou escritórios, fábricas ou lojas...

Bater cartão, cumprir responsabilidades variadas, entregar resultados e atingir metas. Viver dentro de um sistema em que a meritocracia é o principal indicador de valor social nos distancia cada vez mais uns dos outros e, aos poucos, vai minando (a ponto de destruir em certos casos) a nossa humanidade. Devo esclarecer, dede já, que não sou contrário à produtividade, ao ganho, ao crescimento profissional e ao desenvolvimento econômico de pessoas, empresas e países.


No entanto creio que todos têm que ponderar questões e situações do mundo real que afetam a coletividade e que colocam barreiras e criam problemas a nossa existência. O debate sobre o aquecimento global, por exemplo, é um caso mais do que premente e fundamental para a existência de todas as formas de vida residentes nesse planeta.

Pense nisso. E tente assistir a "Escritores da Liberdade".

26 de novembro de 2009

Sucesso absoluto no 1° Cine Gestão

Evento lotou auditório onde foi realizado





Diante de uma plateia diversificada, que lotou a sala de exibição, o Grupo Probus realizou a primeira edição do Cine Gestão, falando sobre as relações de trabalho, o mercado e sobre os processos de recrutamento e seleção que são desenvolvidos nas empresas. O ambiente era de descontração, tal qual uma verdadeira sala de cinema, contando inclusive com um kit com pipoca, guloseimas e refrigerante para os participantes. O evento excedeu as expectativas, já que o público que compareceu ao evento foi o dobro do esperado.

Baseado no filme "O Diabo Veste Prada", o evento contou com a presença de Helena Monteiro, head hunter da ImpaRH, que levantou o debate sobre as relações de trabalho nas empresas e sobre os métodos de recrutamento e seleção. Os participantes analisaram vários aspectos do filme, como o modo de gestão da personagem Miranda Priestly (Meryl Streep) e o comportamento de Andrea Sachs (Anne Hathaway) na revista de moda Runuway.

Aliás, Miranda foi mais do que defendida pela plateia, que concordou que a gestora tinha competência em fazer o seu trabalho e os seus atos eram justificados para fazer o bom funcionamento da revista de moda. Por outro lado, houve quem percebesse o espírito inovador e de mudanças em Andrea, mesmo que ela tenha se apresentado no início do filme como uma candidata incompetente para o cargo.

Mas o foco principal foi sobre o modo como o trabalho afeta quem você é no seu dia-a-dia. Os debatedores e o público discutiram questões como ética e moral no trabalho. Falaram ainda sobre como conciliar os valores da empresa com os valores que o próprio candidato já tem agregado dentro de si. Para alguns, esses valores do candidato deveriam ser detectados já o processo seletivo. Para outros, isso é impossível de detectar, por estarem lidando com seres humanos.

O evento foi fechado com avaliação positiva pelos participantes, o que já abre portas para que outros eventos do Cine Gestão aconteça. Ao final do evento foi sorteado um convite individual para uma sessão de cinema. Você não esteve por lá? Haverão outras oportunidades, é só ficar ligado no nosso blog, que em breve estaremos divulgando as datas dos próximos eventos.

E você que esteve lá, o que achou? Nós queremos ouvir o que você tem a dizer. Deixe o seu comentário aqui também! Seja você um colaborador do Cine Gestão e dê a sua opinião!

19 de novembro de 2009

Feriado sem stress


Passou a semana sedento pela chegada do feriado, não foi? Escritório barulhento, o calor e a chuva dignos da Cidade Maravilhosa lá fora e você contando os minutos pro dia 20. Porém, quando ele chegar de fato, amanhã no caso, nada de pensar em trabalho. Descanse, viva, aproveite o tempo e converse com a sua família, dê atenção para os filhos, regue suas plantas, faça qualquer coisa que te deixe animado mas esqueça as planilhas, os e-mails e os telefonemas. Eles estarão no mesmo lugar na segunda-feira, não se preocupe.

Para relaxar então, o "Cine Gestão" não podia deixar de estimular o nosso caro leitor a ir no cinema ou ver um filme. Mas vá esquecendo da vida mesmo! Vá comer pipoca, leve seus filhos e divirta-se. Aproveite as dicas pra esse feriadão do que está no cinema e do que está disponível em DVD.

-2012

Nada de especulações filosóficas e/ou religiosas, asteróides ou o aquecimento global. Nesse filme são os efeitos especiais de primeira que detonam o planeta. Em "2012", os niveis de radiação solar chegam a um nível tão alto que derretem o núcleo da Terra, fazendo com que as placas tectônicas se mexam com mais intensidade, o que ocasiona o deslocamento de toda a crosta terrestre. Todo esse movimento provoca terremotos, furacões, maremotos, explosões vulcânicas e tsunamis que mudam a geografia do planeta. Quem estiver no caminho dos desastres, não vai sobreviver, mas quem não estará no caminho? A condenação do planeta ao seu fim é certa, mas um escritor falido toma conhecimento de planos do governo que criaram arcas secretas para salvar algumas pessoas (quem pudesse pagar) e é pra lá que ele leva sua família, passando por cima de todos os desastres. O filme é basado numa profecia maia que prevê o fim do mundo para 21 de dezembro de 2012, dentre outras correntes que também apostam nisso. Vá ao cinema sem culpa e saia mais sem culpa ainda.


-(500) dias com ela


Uma linda história de amor às avessas. A história do filme: Tom é um rapaz que acredita que um dia vai encontrar o amor da sua vida, aquela pessoa que vai fazer com que ele se apaixone pra sempre. Ele vê essa possibilidade quando encontra Summer, uma garota nova na cidade que vai trabalhar na mesma agência que ele. Só que Summer não é uma garota comum. Ela é independente, esperta e parece exercer um encanto especial nas pessoas ao seu redor. O problema: Summer não quer um relacionamento sério. Nestas circunstâncias, Tom e Summer começam um "seiláoquê" que, claro, faz com que Tom se apaixone mais ainda por ela. Daí pra frente - ou da frente praí - são narrados alguns dos 500 dias desde o dia em que se conheceram até... até o 500° dia.



-Escritores da Liberdade (EM DVD)


Pensando em qual filme em DVD pra indicar, podia falar de alguma comédia rasgada, mas lembrei desse filme, que é leve e tem uma lição de determinação profunda. Merece um post mais detalhado (e até um evento só sobre ele!) No filme, uma professora vai trabalhar em uma escola onde os alunos, oriundos das muitas gangues que povoam os Estados Unidos - latinos, asiáticos e negros - são considerados irrecuperáveis e não recebem nenhum investimento da escola. A professora luta arduamente para reverter esse quadro, chegando a comprometer até mesmo seu casamento em nome da educação. O filme é baseado no projeto real "Escritores da Liberdade", onde a professora fez os alunos escreverem suas vivencias pessoais em um diário.


Tenha um bom feriado e um bom fim de semana. Lembrando que semana que vem temo I CINE GESTÃO. Não deixe de se inscrever, acessando http://www.buscarh.com.br/ .

13 de novembro de 2009

Que salto alto, que nada!


Cinema pra ser usado pra treinamento vai muito além de sapatos de salto alto e estilistas famosas, como os casos abordados até agora no Cine Gestão (Ver "O diabo veste Prada" e "Coco Antes de Chanel"). Pois os homens podem também se sentir encorajados para participar de sessões de treinamento com filmes! Separei três exemplos de filmes que tem muita ação e batalhas épicas, provando que o cinema é uma arte democrática. Hora da revanche masculina!

1 - Gladiador (2000)

Estrelado por Russel Crowe , a história do guerreiro Maximus, que perde tudo após o herdeiro do Império Romano, Comoddus, assumir o posto de seu pai no comando , é comovente e deixa incríveis lições de perseverança e determinação. Maximus passa por várias provações e vai de general a escravo, virando um gladiador nas arenas de batalha. O bom do filme são as espetaculares cenas de guerra e as lutas dos gladiadores na arena (com uma perfeita reconstrução digital do Coliseu). Vencedor de cinco Oscars, incluindo Melhor Filme.



2- Mestre dos Mares: O Lado Mais Distante do Mundo (2003)

Neste longa de batalhas marítimas (coincidentemente, também estrelado por Russel Crowe), o bom de se usar em treinamento é o trabalho em equipe. O filme mostra como um navio britânico lutou sozinho contra toda uma frota francesa na Era Napoleônica - em águas brasileiras, diga-se de passagem. Sozinhos, eles também tinham a missão de capturar o maior número de prisioneiros possíveis de uma nau francesa veloz e letal. Outro filme que também tem ótimas cenas de ação, bem ao estilo "Piratas do Caribe", só que com uma carga dramática maior. Vale a pena assistir e aprender mais sobre o espírito de liderança desses marujos.


3 - 300 (2007)

Com "300" fica provado que a união realmente faz a força. Para quem não conhece toda a história, o filme narra a épica batalha que os gregos da cidade de Esparta travou contra o exército persa de Xerxes, na batalha que ficou conhecida como Batalha das Termópilas. O diferencial é que o exército espartano só contava com 300 homens contra mais de centenas de milhares de persas. Nem os historiadores sabem precisar o número de guerreiros. No fim, os espartanos não conseguiram vencer todo o exército, mas a sua determinação ganhou tempo para que toda a Grécia se unisse e formasse uma frente de batalha infinitamente superior aos persas. A batalha seguinte ficou conhecida como "Batalha de Maratona" e foi tão importante que definiu os rumos de toda cultura ocidental (europeia, americana e africa colonizada). O filme, claro, narra todos esses eventos com muita ação.

Porque assistir a "Coco Antes de Chanel"?

Quem ainda não viu tem pouco tempo para assistir a "Coco Antes de Chanel", antes que o filme deixe o circuito carioca.

Como todo filme francês, esse carrega aquela aura europeia e elegante. Ainda mais quando se fala da mulher que revolucionou o mundo da moda, numa época em que moda nem tinha esse contexto. "Coco Antes de Chanel" é muito mais sobre a mulher do que sobre a estilista.

Gabrielle é uma menina que foi deixada em um orfanato junto com a irmã, Adrienne. Quando crescem, as duas vão trabalhar como costureiras durante o dia, mas cantam em um bar à noite, alimentando o sonho de serem atrizes. Quando Adrienne decide parar de cantar, atendendo a pedidos do amante, Gabrielle vai morar na casa de um admirador, o Barão Etienne, de quem ganha o apelido Coco. Aos poucos, Coco vai se moldando na mulher que se tornaria, impondo sua personalidade no modo de vestir. Numa época em que todas as mulheres andavam de plumas, penas e laçarotes bufantes para se exibir, Coco mostrava a simplicidade. Seus chapéus vão ganhando fama e seu relacionamento com o Barão se desgasta, até que conhece o inglês Artur Capel e se muda para Paris.

O resto é história. Na verdade, o filme mostra mais a trajetória de Coco até se mudar para Paris e começar a fazer fama. Em nenhum momento do filme, o nome Chanel é usado, para se ter uma noção. Mas nem por isso sua personalidade é diminuída no filme, De temperamento forte desde sempre, Coco mostra no seu figurino o que era por dentro. Ela ousou desafiar padrões até então nunca pensados na França antiga. Por exemplo, o fato de uma mulher querer trabalhar era impensável. Por isso, Coco ficou conhecida como o símbolo da mulher moderna e a Maison Chanel é hoje uma das casas de alta costura mais importantes do mundo.

Quer um símbolo maior de determinação e perseverança? Gabrielle Chanel nunca teria chegado aonde chegou se tivesse se acomodado na posição que ganhou na casa do Barão. E mais ela não olhou para nenhuma dificuldade ou para o que os outros pensavam dela. Com isso, hoje a marca Chanel é copiada e imitada no mundo todo e praticament o estilo que as mulheres tem hoje no céculo XXI foi cria dela.


A questão é: QUAL A MARCA QUE VOCÊ VAI DEIXAR PARA A POSTERIDADE?


Coco Avant Chanel
(França, 2009) De Anne Fontaine.
Com Audrey Tatou, Benoît Poelvoorde, Alessandro Nivola, Marie Gillain.

9 de novembro de 2009

A Defesa de Miranda


Ao montar o 1° Cinge Gestão, encontrei várias teorias e versões que podem ser aplicadas ao cotidiano da gestão de negócios. O que eu não esperaria encontrar é uma defesa da personagem Miranda Priestly! Ela, que é vivida por Meryl Streep ("As Pontes de Madison"), é geralmente uma unanimidade em ser tachada de durona, arrogante e agressiva. Mas tem quem a defenda - e com argumentos pra lá de fortes. Veja:


------------------------------------------------------------------------------

Miranda é uma chefe competente, exigente e exuberante no que faz e no que se propõe. Editora de uma grande revista de moda, é comprometida com a sua idéia e o seu trabalho. Ela é a editora Miranda na revista da moda e não o contrário.

Há diferença, percebe?

Competente, autoritária, perfeccionista, exigente, detalhista, visionária, organizada, comprometida, preparada, bem relacionada, conhecedora do mercado e assertiva quanto às suas tendências.

Chefe é chefe e se comporta como chefe! Miranda precisa de uma estrutura à sua altura, não pelo status que promove ou ostenta, mas para estar à altura de suas exigências e dos resultados que pode dar. Mesmo sendo chefe precisa apresentar resultados. Nenhuma estrutura ou organização sobrevive sem resultados. Até mesmos as instituições filantrópicas têm que dar resultados, nem que sejam outros resultados filantrópicos. Caso contrário, no mínimo, perdem a credibilidade.



Voltando à Miranda... A estrutura não está à altura, haja vista a correria da equipe de profissionais competentes e contratados para fazer o que já se sabe e mesmo assim ficam sujeitos às críticas. Tem mais desculpismo que eficácia, não é mesmo! Não confundam: eficiência é o processo, é o fazer ´direitinho´ e ´arrumadinho´. Tudo muito bem. Mas não é só isso. Precisa da eficácia, que é o resultado, que é o lucro, a economia que se fez, a qualidade que se esperava e a satisfação em excelência.

A chefe Miranda pode parecer hostil e indigesta, mas... funciona. Mesmo com as limitações da equipe, exige os melhores resultados. Parece cruel exigir além dos limites, mas os resultados são e devem ser determinados por ela, pois é isso que se espera dela. É isso que ela se propõe e ocupa aquele cargo pelos resultados que produz.


Para ler todo o conteúdo, clique AQUI.



Fonte: www.vencer.com.br

3 de novembro de 2009

O Diabo Veste Prada


O emprego do sonho pode vir a se transformar num pesadelo


Maria Bernadete Pupo



Uma reflexão sobre o filme:


Apesar de previsível, quem o assistir com uma visão crítica vai visualizar muitas situações que são expostas em aulas de Administração. você irá perceber situações que envolvem desde o momento da seleção, da importância de se preparar para uma entrevista, das dificuldades encontradas no ambiente de trabalho, de como lidar com os grupos informais até a Gestão de Pessoas e os estilos de liderança. Andréa Sachs, recém-formada em jornalismo, muda-se para Nova York, a fim de conseguir emprego como articulista em alguma revista da cidade. Mas, ela acaba conseguindo trabalho somente na revista de moda Runway.


Postura durante a seleção


Sua postura simples durante a entrevista não foi adequada ao perfil da vaga e ao ambiente e, além disso, sequer procurou certificar-se dos dados da organização para a qual estaria candidatando-se. Fica desconcertada quando Miranda perguntou-lhe se lia a revista Runway e se a conhecia. Percebe-se que somente quando Andréa chega para a entrevista, é que começa a entender que seria preciso mais que iniciativa e determinação para vencer aquele desafio. E, quase que no final da entrevista, com ar de simplicidade a candidata conseguiu demonstrar em poucas palavras suas habilidades e competências ao destacar o trabalho que realizava na universidade, despertando assim o interesse da editora-chefe. Esta postura serve de alerta para as pessoas que procuram uma colocação as quais devem se planejar para buscar um emprego e focar o negócio a que se propõem.

O planejamento pode evitar sua exposição desnecessária e mais dissabores. A contratação de Andréa ocorreu muito mais pela sensibilidade da gestora que focou o comportamento da candidata, a qual, sem ao menos perceber, exemplificou um contexto, uma ação e um resultado (CAR) tão exigido nas entrevistas por competência, quando disse que era inteligente, tinha facilidade de aprendizado e era dedicada e que na universidade onde estudava, ganhou competição nacional e teve premiação em jornalismo.


A surpresa do início




Andréa demonstrou qualidades indispensáveis para todo e qualquer profissional que deseja ser bem-sucedido no mundo corporativo: equilíbrio emocional para aceitar as discriminações e os ataques da assistente Emily. Uma coisa era certa, a de que Andréa não tinha a menor postura e se sentia uma figura solitária entre o exército de "saltinhos" da equipe da Runway - divas da moda macérrimas, batendo seus saltos altíssimos pelos corredores da revista.



Porém, este é um exemplo de que as pessoas são adaptáveis e quando querem conseguem superar seus próprios limites, recusando-se a fracassar, um ponto fundamental para quem deseja vencer. A postura arrogante e insegura de Emily, que enxergou na figura de Andréa uma ameaça ao seu emprego, atribuiu-lhe críticas e menosprezou suas habilidades - problemas estes a que todos estamos sujeitos a enfrentar, principalmente no inicio de uma atividade. Ao final, Andréa conseguiu conquistá-la (outra habilidade necessária para manter o bom relacionamento interpessoal no dia-a-dia). E tudo sempre com um sorriso no rosto (bom humor, outra característica fundamental que faz a diferença entre um profissional e outro).


Reflexão

Esses são alguns dos requisitos fundamentais para os profissionais tornarem-se bem-sucedidos nos dias atuais, porém Andréa enfrentou sérios problemas com as exigências do novo emprego, incluindo tarefas absurdas ordenadas pela chefe, temida por todos, submetendo suas assistentes a um regime de exigência extremada, não perdoando falhas, não esboçando elogios, maltratando e humilhando seus subalternos de maneira irônica e implacável, caracterizando assim abuso de poder, motivo este que tem rendido uma série de processos para as organizações por assédio moral. A verdade é que Andréa acabou anulando sua vida pessoal e se adaptou de tal forma, que passou por mudança radical, tanto visual, quanto em relação ao seu comportamento (flexibilidade, outro requisito importante que também faz a diferença entre um profissional e outro). O que se percebe é que Andréa tinha obsessão pela sua carreira e quando percebeu que poderia transformar todos aqueles desafios em oportunidades doou-se de corpo e alma, pois teria a oportunidade de conhecer jornalistas do mundo todo, decidindo abandonar tudo em favor de seus sonhos e quanto mais ela enxergava a vida pelos olhos de Miranda, mais tinha a certeza de que o mundo dela seria fabuloso, porém solitário; mas entendia que o sucesso dependia de um grande sacrifício.

Talvez ainda não tivesse entendido que para isso tudo tinha um preço a pagar. Esse é um drama que infelizmente está presente na vida de muitas pessoas. A mensagem que podemos tirar deste filme é: que ter perseverança, dedicação, humildade, seriedade e honestidade são fatores muito relevados no mundo corporativo, porém, nada deve ultrapassar o limite de nossa dignidade e de nossa integridade.

Cine Gestão - Cinema muito além do entretenimento


Objetivo: Mostrar como o cinema pode ser um ótimo recurso e uma fonte inesgotável para treinamento e desenvolvimento na área de Gestão de Pessoas e no universo corporativo. Habilitar os profissionais a terem uma outra visão de filmes, seriados, animações e técnicas audiovisuais para que isso possa ser usado dentro da empresa como treinamento e ao mesmo tempo, motivação.

· O que é o Cine Gestão?

O Cine Gestão é um dos segmentos do Grupo Probus que vai funcionar de duas formas. A primeira é como um blog onde serão tratados assuntos que relacionem cinema e gestão de pessoas, treinamentos e outros aspectos. O blog vai trazer dicas de filmes e como utilizar esse recurso dentro do espaço empresarial para os colaboradores.

O segundo segmento do Cine Gestão serão os encontros, promovidos pelo Grupo Probus, onde serão exibidos filmes, seguidos de debates, para auxiliar, ainda mais, a implementação desses recursos na gestão de pessoas.

· Porque o cinema?

O cinema é uma arte plural, que atinge a todas as esferas da sociedade. Não existe uma única pessoa que não goste de filmes, não importando o gênero. Todos já tiveram a oportunidade de assistir e cada um tem pelo menos um filme marcante e inesquecível na sua história de vida. Cada vez mais o mercado tem apostado nas convergências de mídia e em recursos audiovisuais para a disseminação de conteúdo e informação. Vide o crescimento assombroso dos vídeos na internet e do sistema on-demand para filmes. Com esse propósito, o Cine Gestão vem mostar que o cinema já produziu um vasto acervo de conteúdo que pode – e deve – ser usado como forma de treinamento.


· Por que usar filmes comerciais?

Porque o cinema consegue passar informações de forma clara e completa, seguindo métodos de raciocínio eficazes. É muito mais fácil alguém compreender uma situação observando um exemplo. Sem falar que filmes trazem uma linha narrativa que ajudam na absorção da história.


· Isso não pode confundir aprendizado e diversão?

Não necessariamente. Tudo vai depender da escolha do filme e da mensagem a ser passada. Na verdade, o que vai importar mesmo é o que o colaborador vai aprender com a exibição do filme. A diversão vem acoplada a essa intenção. E mesmo que assim seja, essa é uma técnica que motiva os colaboradores a participarem ativamente, dando até sugestões para próximas sessões. Porque não aliar lazer e aprendizado?